Olá a todos!
Hoje decidi falar de uma coisinha do Japão que muitas pessoas devem conhecer e com certeza já viram em algum lugar: os famosos Torii.
Mas o que é um torii? Primeiro, como ele é?
Isso é um torii. É mais comum ser visto nessa cor e nessa forma, mas em alguns locais do Japão ele pode ser diferente, mas todos significam a mesma coisa.
O torii é uma espécie de portão japonês que indica a entrada de um santuário ou local sagrado, muito típico em templos. Ele indica a entrada do mundo divino.
É comum você ver em bosques do Japão um torii em meio as árvores, significa que você está se aproximando de um local dos deuses.
Os torii são uma parte importante da cultura japonesa, pois para eles representa tudo de mais sagrado no xintoísmo. Eles também acreditam que ao atravessar um portão desses, você está entrando em ambiente sagrado.
Agora um pouquinho sobre a estrutura: ele é feito de madeira, sem telhados ou muros. É formado por duas colunas ligadas por duas vigas. As colunas representam os alicerces que sustentam o céu enquanto que as vigas representam a terra.
Repararam que o torii, na maioria das vezes, é vermelho? Também há um significado para isso. Os torii de madeira geralmente são pintados de vermelho pois os japoneses acreditam que a cor espanta doenças, mas também há portões como esse de outras formas, como este a seguir:
Este é um torii feito de pedra que fica na cidade de Sakurai, em Omiya Jinjya
Dizem que quanto mais desses portões existirem, mais próximo de local sagrado você está. Por isso no Japão, há corredores deles
Esse túnel de torii fica no templo de Fushimi em Kyoto.
E é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouquinho mais sobre esses portões mágicos.
Dou créditos ao blog maru-sama.blogspot.com.br pelo conteúdo e imagens, muito obrigada Maru-sama!
Matta ne...
Nenhum comentário:
Postar um comentário